Novo projeto europeu quer aumentar o envolvimento dos consumidores no mercado de energia através da Inteligência Artificial 

Porto, Portugal 16 Julho, 2024 – Quase 80% dos europeus não participam na transição energética, principalmente por falta de conhecimento sobre como fazê-lo. As ferramentas digitais podem facilitar a participação ativa e suportar a transição para um futuro mais sustentável, mas alguns consumidores não têm ainda acesso a dispositivos intuitivos e de fácil utilização.  

A Universidade do Porto e a Cleanwatts Digital, juntamente com 16 outras Instituições europeias líderes do setor da energia, acabam de lançar o projeto europeu EU-DREAM, para acelerar a inovação em ferramentas digitais e melhorar a adoção de serviços digitais no mercado de energia. 

O projeto EU-DREAM, (Effective Uptake of Digital Services to Repower European Consumers and Communities as Active Participants in Energy Transition and Markets), pretende melhorar a interação dos consumidores com o mercado de energia, simplificando processos complexos de gestão de energia e aumentando a consciencialização, confiança e segurança do consumidor através da introdução de um assistente baseado em Inteligência Artificial (AI) e de um intermediário de Processamento de Linguagem Natural (PLN). 

O EU-DREAM vai desenvolver serviços, soluções e produtos de energia da próxima geração, totalmente testados e demonstrados em seis laboratórios vivos (Living Lab – LL) em seis países da União Europeia: Portugal, Bélgica, Itália, Irlanda, Grécia e Dinamarca. Cada LL focar-se- á em diferentes aspetos da inovação energética: 

  • LL1 (Coimbra, Portugal): Comunidades de energia renovável em ambiente residencial urbano, com forte envolvimento dos utilizadores através de ferramentas de linguagem. 
  • LL2 (Genk, Bélgica): Pobreza energética e o seu impacto sobre os consumidores mais vulneráveis. 
  • LL3 (Norte de Itália, Itália): Flexibilidade e interoperabilidade energética em ambiente residencial. 
  • LL4 (Dublin, Irlanda): Capacitação de consumidores para a gestão de energia. 
  • LL5 (Salónica e outras cidades, Grécia): Serviços de energia inteligentes para vetores multienergéticos. 
  • LL6 (Aalborg, Dinamarca): Micro-rede residencial habilitada por DT (Digital Twin – Réplica Digital) 

“Estas ferramentas inovadoras traduzirão pormenores complexos do mercado de energia em linguagem quotidiana, tornando a gestão de energia acessível e compreensível. O assistente baseado em IA atuará como um consultor de energia para os utilizadores, otimizando as configurações de energia de acordo com as preferências individuais, enquanto o intermediário de PLN comunicará recorrendo a linguagem mais acessível ao utilizador comum” explicou João Catalão, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal). 

Além disso, será criado um Digital Twin – uma réplica digital (DT) – das residências, usando dados em tempo real de sensores, permitindo uma monitorização precisa e uma otimização do uso da energia. Esses DTs residenciais serão integrados em DTs comunitários mais amplos, fornecendo informação imprescindível para novos desenhos de mercado e modelos de negócios orientados para o consumidor. 

Em Portugal, o LL será constituído por cinco comunidades de energia em Coimbra, um total de 40 residências. “O laboratório explorará novas abordagens para interagir com os utilizadores finais por meio de uma plataforma digital com soluções baseadas em voz e processamento de linguagem natural. Essas iniciativas irão melhorar as ofertas de flexibilidade e otimizar o uso de energia, promovendo uma maior adesão dos utilizadores que, ao aumentarem a utilização de formas de energia renovável, abrirão caminho a um futuro mais sustentável.”, explica Jose Luis Malaquias, Especialista de Inovação da Cleanwatts, empresa que lidera a coordenação técnica do projecto e que desenvolve o LL de Coimbra. 

O projeto tem a duração de 3 anos e meio – de Julho de 2024 a Dezembro de 2027 – e é financiado pelo programa Horizon Europe da Comissão Europeia, com o número 101160614. 

Para mais informações sobre o EU-DREAM, por favor contacte: 

Eunice Oliveira, Assistente de Comunicação, EPRI Europe 

Projeto EU-DREAM Comunicação, Disseminação e Exploração  

Email: eoliveira@epri.com 

Tlm: 916355073